Exame Preventivo
- O que é?
O exame ginecológico preventivo possui suas indicações, seu principal objetivo é permitir que as mulheres se previnam de doenças e mantenham sua saúde em equilíbrio.
Quem precisa fazer o exame?
- Mulheres com mais de 21 anos de idade.
- Mulheres com vida sexual ativa.
- Mulheres com histórico médico de doenças sexualmente transmissíveis.
- Mulheres que, em qualquer momento de sua vida, sintam algum desconforto durante o ato sexual, observem corrimento vaginal com odor desagradável, sangramento fora do período menstrual ou qualquer anomalia.
Por se tratar de um exame preventivo, ele deve ser feito no mínimo uma vez por ano. Existem tratados médicos que afirmam que mulheres com mais de 30 anos, com parceiro sexual fixo e três exames de Papanicolau com resultados normais, podem se isentar de realizar o exame anualmente. Vale lembrar que, mesmo nessas condições, a consulta ginecológica anual deve ser feita. Mulheres com quaisquer problemas detectados, como HPV, ou aquelas com muitos parceiros, devem procurar o serviço a cada seis meses.
O preventivo ginecológico e o Papanicolau, são exames de rotina que deveriam fazer parte da vida de todas as mulheres brasileiras em idade fértil, como já acontece na Europa, Estados Unidos, Canadá, Chile e outros países que investem fortemente na saúde. É aconselhável que a mulher que vá se submeter ao exame preventivo marque sua consulta com um intervalo de sete dias antes da menstruação ou após sete dias do término do fluxo menstrual. Aconselha-se também interromper qualquer atividade sexual, o uso de duchas higiênicas e produtos químicos de uso interno ou cosméticos íntimos, como perfumes e cremes, três dias antes da realização do exame, essas medidas ajudarão a evitar que o resultado do exame apresente alterações que podem ser confundidas com doenças do sistema geniturinário feminino.
A relação médico-paciente se baseia no sigilo, relacionamento seguro e autonomia, de forma que a paciente tem liberdade para levar quem desejar consigo durante a consulta e a realização do exame preventivo e/ou Papanicolau, é claro que a paciente deve ter o bom senso de levar apenas um acompanhante, para não perturbar o trabalho do profissional médico.