Incontinência Urinária
- O que é?
- Tratamentos
- Dicas
A incontinência urinária é a perda involuntária de urina que pode afetar homens e mulheres e, embora possa ocorrer em qualquer faixa etária, é mais comum durante a gravidez e a menopausa.
O principal sintoma da incontinência é a perda de urina. Normalmente, o indivíduo não consegue mais segurar a urina, molhando a calcinha ou a cueca, mesmo com uma pequena quantidade de urina na bexiga.
Essa perda de urina também pode ocorrer ao espirrar, tossir ou realizar algum tipo de esforço. Isso pode acontecer por diversas causas, sendo a mais comum o enfraquecimento dos músculos que controlam a continência urinária.
O tratamento para incontinência urinária na menopausa pode ser feito com reposição hormonal, indicada por um médico ginecologista, ou com cirurgia para corrigir a posição da bexiga, além disso, os exercícios de Kegel, quando realizados 5 vezes por dia, também ajudam a prevenir e tratar a incontinência urinária na menopausa, para isso, a mulher deve contrair o músculo pélvico, como se estivesse interrompendo o fluxo de urina durante a micção, e manter a contração por 10 segundos, relaxando em seguida e repetindo o exercício 10 vezes.
DICAS PARA EVITAR A INCONTINÊNCIA URINÁRIA NA MENOPAUSA:
Algumas dicas para evitar a incontinência urinária na menopausa são:
• Evitar beber muito líquido no final do dia.
• Fazer exercícios de Kegel regularmente.
• Evitar segurar a urina por longos períodos.
Além dessas dicas, a mulher deve consultar um fisioterapeuta ou preparador físico antes de iniciar atividades de impacto, como correr ou fazer body jump, pois essas atividades podem aumentar o risco de incontinência urinária na menopausa.